Estilo ‘Upcycling’ mostra que é possível reaproveitar objetos e materiais no lar

Tipo de decoração diz respeito ao reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens pensados para diferentes funções e sem mexer nas características originais

Por Marina Cardoso

Neste projeto, a antiga cama de um casal foi transformada numa estante para decorar a sala do lar
Neste projeto, a antiga cama de um casal foi transformada numa estante para decorar a sala do lar -
Rio - Se preocupar com o meio ambiente e ter consciência sobre o que é consumido também faz parte do processo de decorar. Para enfeitar os ambientes do lar, não necessariamente é preciso escolher móveis novos que acabaram de sair das lojas. É possível transformar móveis ou peças que ganham novas funções a partir de um olhar apurado e criativo.
Mas, como é possível isso? O estilo é conhecido como ‘Upcycling’ e diz respeito ao reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens pensados para diferentes funções e sem mexer nas características originais. 
Uma das dicas é investir em uma porta de madeira, que seria descartada e pode ser renovada para decorar a casa. A porta poder ser transformada em prateleiras. Cada uma com um tamanho diferente e fixadas por meio do sistema de mão francesa. A reutilização criativa trouxe a funcionalidade de apoiar os objetos decorativos para o home office. “Com um bom corte, lixamento simples, e pintura é possível transformar a peça e economizar no orçamento da obra”, conta a arquiteta Fernanda Mendonça.
Já uma antiga estrutura de cama do casal pode ser transformada em uma moderna estante. O material pode ser pintado com esmalte branco acetinado e ser revestido com papel de parede para ganhar uma nova cara e repaginação. 
“É ótimo ter um olho atento ao que pode ter o seu uso repensado. Tento passar para os projetos que trabalho a importância de continuar com uma peça antiga, que, além disso, agrega ao projeto”, explica a
arquiteta Cris Paola.
Mas, fora essas indicações das arquitetas, é possível pensar em outras centenas de opções, como o já conhecido caixote de feira para fazer nichos ou pneus que se tornam pufes para a sala ou o quarto.
 

Comentários