Especialistas separaram dicas de como investir na organização dos livros no lar

Na sala, é interessante investir em uma estante para abrigar os livros. No quarto, o morador pode optar também por prateleiras

Por Marina Cardoso

O livro como item de decoração pode ser utilizado como apoio para algum objeto de enfeite
O livro como item de decoração pode ser utilizado como apoio para algum objeto de enfeite -
Rio - Para quem é amante dos livros, separar um espaço dentro da casa para organizar as edições é uma função essencial. Mas saiba que decorar esse cantinho pode ganhar um estilo próprio e até brincar com as capas dos livros. Aproveitando o embalo da Bienal do Livro do Rio, especialistas separaram dicas para ajudar o morador nessa tarefa.
“É importante avaliar o ambiente onde serão organizados. Se será na sala, quarto ou escritório, isso se a casa tiver um. O morador deve pensar na funcionalidade do ambiente e na frequência do uso dos livros”, afirma a arquiteta Cris Paola.
Na sala, é interessante investir em uma estante para abrigar os livros. No quarto, o morador pode optar também por prateleiras. E é recomendável deixar os livros que estão sendo lidos em prateleiras próximas ao morador. 
“Já para quem tem escritório, eu indicaria deixar lá livros voltados para o trabalho, caso o morador utilize espaço para o serviço. Assim, será mais fácil e rápido a consulta enquanto estiver trabalhando”, indica ela.
Além das prateleiras e estantes, o morador também pode organizar os livros de várias outras formas. Por exemplo, usando nichos, mesas laterais e centrais do cômodo. “Eles podem até servir como itens de decoração para os cômodos da casa”, aconselha a arquiteta Patrícia Cillo.
ORGANIZAÇÃO
Nas estantes e prateleiras usadas para guardar os livros, os moradores podem ousar e abusar da criatividade. De acordo com as especialistas, eles podem investir em estantes feitas com pallets ou tubos e conexões. Também é possível, com a ajuda de um profissional, criar um projeto de marcenaria para organizar as edições em casa.
Ou, ainda, pode decorar com estruturas metálicas ou porcelanato, para uma estante mais despojada. Para organizar os livros dentro da residência, elas sugerem separá-los com um critério pré-definido pelo morador, pois quando precisar de um título será mais fácil de pegar. “Para isso, é interessante separar por temas, autores ou ordem alfabética, mas também para alinhar com a decoração organizar por tamanhos e cores similares fica bacana”, explica Patrícia.

Comentários