Estado do Rio paga salários de março dos servidores no próximo dia 15

Em meio à crise do novo coronavírus, secretário da Casa Civil afastou risco de depósito atrasar

Por PALOMA SAVEDRA

Secretário da Casa Civil, André Moura informou que governo cumprirá a data do calendário oficial
Secretário da Casa Civil, André Moura informou que governo cumprirá a data do calendário oficial -

Os salários de março dos cerca de 400 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio serão pagos no prazo oficial, previsto em calendário: no 10º dia útil, ou seja, em 15 de abril. A informação foi confirmada à coluna pelo secretário da Casa Civil e Governança, André Moura, que afastou a possibilidade de ocorrer atraso do pagamento em decorrência da crise do novo coronavírus. 

Em meio à pandemia e seus impactos nas finanças do Rio, a incerteza sobre o depósito dos vencimentos em dia voltou a rondar o funcionalismo estadual - que enfrentou essa realidade em 2016 e 2017.

O governador Wilson Witzel já chegou a alertar que, a partir de junho, o estado poderá não ter mais recursos suficientes para pagar a folha salarial. As estimativas da equipe da Secretaria de Fazenda apontam uma queda brusca na arrecadação, em decorrência das medidas restritivas implementadas no estado (como fechamento de comércio) para o combate ao novo coronavírus. O déficit orçamentário de 2020, no valor de R$ 10 bilhões, poderá dobrar, segundo os cálculos da pasta.

Apontando esse cenário, o governador tem feito apelos ao governo federal. Os pedidos são para que a União ajude financeiramente o Rio.

Prefeitura quita no dia 7

Na Prefeitura do Rio, a previsão também é de pagamento na data estabelecida em decreto, sem previsão de antecipação. O calendário indica os depósitos dos vencimentos até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Assim, os 160 mil funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do município vão receber o salário de março em 7 de abril, como a coluna informou no último dia 27.

 

Comentários